Objeções de Vendas: Objeções existem em todos os processos de vendas e você vai precisar encarar os fatos para obter sucesso em suas ações e abordagens, ao invés de fugir do processo de conversão.
Entenda o que são objeções de vendas
Objeções de vendas são as barreiras impostas pelos clientes diante de uma venda ou qualquer outra proposta de negócio.
Provavelmente, enquanto consumidor, você já teve suas objeções, ou seja, você teve dúvidas acerca de um produto ou serviço ou até mesmo usou de argumentos com o vendedor para contestar.
Quer ver?
Lembra quando te ligaram do banco oferecendo um novo cartão, ou quando uma operadora de telemarketing te liga oferecendo um produto ou serviço?
É muito provável que você tenha dito não logo de cara, mas também é provável que você tenha colocado muitos obstáculos para não comprar o produto ou contratar o serviço oferecido.
Caso o vendedor não esteja muito bem preparado para responder a todas as objeções, com certeza, ele vai ficar frustrado porque não conseguirá vender.
Sendo assim, é muito importante entender profundamente acerca dos produtos ou serviços que você oferece e se colocar no lugar do consumidor para prever possíveis objeções.
Afinal, como dizem os mais experientes, é melhor prevenir do que remediar!
Como lidar com as objeções de vendas
De fato, é praticamente uma arte fazer com que uma pessoa mude de ideia.
No entanto, essa não é uma missão impossível.
Você vai precisar apenas dedicar tempo para entender quais são as objeções do seu público e como contorná-las.
A ideia é estabelecer padrões e, claro, realizar ações que eliminem as objeções, desse modo, as chances de o consumidor reconsiderar a compra aumentam significativamente.
Para isso, você pode contar com algumas técnicas de persuasão, que nada mais é que a ação de convencer.
Além disso, a experiência conta bastante, isso porque muitas das objeções se repetem, independentemente do seu nicho de atuação.
Por este motivo, é interessante que você ouça muito bem o que seu público está dizendo.
Muitas pessoas estão vacinadas contra as lábias dos vendedores, por isso, vale muito mais entender a dor do consumidor para oferecê-lo a solução certa.
Você pode, inclusive, anotar todas as interações em alguma ferramenta digital, por exemplo.
Ao analisar as interações você vai entender as objeções, conhecer as dúvidas e os motivos de solicitação do suporte bem como os elogios e críticas dos seus consumidores.
Isto significa que você vai conseguir entender o comportamento do seu público e de potenciais clientes em relação a sua marca, muito bom, não é?
Eu não sei você, mas eu particularmente fujo de vendedores que insistem e tentam a todo custo empurrar um produto ou serviço goela abaixo.
Que situação mais desagradável!
Até porque, “matar” objeções não significa insistir e muito menos ser chato e inconveniente.
Exemplos de objeções em vendas e dicas para você contornar a situação
“Será que eu vou conseguir os mesmos resultados? ” – Geralmente quando uma pessoa te faz esta pergunta é porque existe sim interesse.
Para sanar de vez as dúvidas do consumidor experimente mostrar casos de sucesso, essa ação pode ser o empurrãozinho que faltava.
Não preciso disso – O consumidor precisa enxergar o real valor daquilo que você está oferecendo, caso contrário, você não vai conseguir convencê-lo.
Então, pense: Qual é o real valor daquilo que você está oferecendo? O que vai mudar na vida do consumidor se ele comprar seu produto ou contratar seu serviço?
“Nossa! Tá muito caro! ” – Aqui, vale o exemplo citado acima.
Foque no custo-benefício, afinal, enquanto o consumidor não tiver percepção de valor, será muito difícil convencê-lo.
Eu não tenho dinheiro – Quem nunca?
Uma boa solução para este caso é mostrar para o consumidor todos os benefícios que ele terá com a aquisição e tirar o foco do preço.
Conclusão
Enquanto o consumidor não entender quais as reais vantagens e quais os reais benefícios em adquirir algo, ele vai se mostrar resistente.
Agora, a partir do momento que ele percebe que a aquisição de algo é, de fato, vantajosa para ele, as coisas mudam de rumo.
Vale ressaltar que o seu relacionamento com o cliente conta muito!
Sendo assim, invista no marketing de relacionamento.
Por fim, nós da Extensão Digital te desejamos muito sucesso!