O Que é Remarketing? Sabe quando você acessa um site, uma loja online para comprar um produto e às vezes você nem chega a finalizar a compra desse produto e quando você sai do site esse produto começa a te perseguir na internet?
Você vai para o Facebook produto aparece, vai para o Instagram aparece, vai para um site de notícia, o produto está lá te perseguindo na internet.
Nesse artigo eu vou falar porque isso acontece e também como que você pode utilizar essa estratégia para aumentar as vendas da sua empresa.
Qual é o mistério por trás dessa estratégia?
Como assim eu acesso um site, eu visualizo um produto para comprar e não finalizo a compra e depois quando eu estou navegando na internet esse produto fica aparecendo várias vezes para mim por que que isso acontece?
Só para você ter uma ideia, hoje mais de 90% das pessoas não compram no primeiro acesso, ou seja, as pessoas acessam sites, mas não compram, elas precisam de mais tentativas, de mais chances para entender melhor o produto ou o serviço e aí sim realizar a compra.
Obrigatoriamente você precisa trabalhar com o remarketing, é importante você entender que você precisa dar uma segunda uma terceira ou quantas chances forem necessárias para o teu potencial cliente comprar de você.
Ele chega no teu site e não comprou no primeiro acesso, você precisa aproveitar essa visita dele para você ter a oportunidade de apresentar uma outra proposta ou se conectar novamente com o seu potencial cliente.
Existem várias estratégias para você explorar no remarketing, por exemplo, vamos imaginar que você tem uma loja de tênis e o seu potencial cliente chegou na tua loja para comprar um tênis.
Porém, por algum motivo ele desistiu da compra, vamos imaginar que seja R$ 500,00 o tênis e ele saiu do teu site, com isso, você tem a oportunidade de fazer uma oferta diferente.
O remarketing vai te ajudar a ganhar esse cara de uma forma diferente
Imagina que ele saiu do teu site e foi para o Instagram, lá você pode aparecer para ele com uma oferta para ele comprar o mesmo tênis que ele viu no teu site, porém, como um super desconto.
Exemplo de oferta: “Compre esse tênis com 30% de desconto ou com 20% de desconto e você oferece ali um cupom especial para o teu cliente, a chance desse cara voltar para o teu site comprar é muito grande.
Porque ele está no momento de compra dele, está com interesse de comprar, ele já está com cartão na mão, a única coisa é que naquele momento talvez aquele valor não interessou ele ou a questão do custo-benefício ou outras variáveis.
Afinal de contas são várias variáveis que vão definir o teu cliente comprar ou não de você.
Uma coisa que nós recomendamos e é o que nós implementamos no nosso dia a dia, quando a gente sobe uma campanha de conversão, ou seja, uma campanha de venda, paralelo a essa campanha de venda nós já configuramos também uma campanha de remarketing.
Porque esse timing tem que ser muito rápido, você tem que atingir o teu cliente o mais rápido possível
Tem estudos que falam que a partir de sete dias o lead já esfriou totalmente e passa a não tem mais interesse em finalizar a compra do teu produto.
Então, quanto mais rápido você atingir ele melhor, logo, quando você for subir uma campanha de conversão, automaticamente você já deixa uma campanha de remarketing no gatilho para você atingir ele no momento em que ele desistir de uma compra.
O remarketing não serve só para pessoas que desistiram de comprar o seu produto, você pode vender para pessoas que já compraram de você, além de várias outras estratégias, estou apenas dando um exemplo para você entender a lógica por trás do remarketing.
Uma coisa que eu ia esquecendo, como que funciona na parte prática?
Como que eu implemento o remarketing nas minhas campanhas? No meu site? Na minha estratégia?
A maioria das plataformas hoje de marketing disponibilizam o recurso de remarketing, algumas são configuradas através de tag’s, outras com o pixel.
Por exemplo, no Facebook você vai precisar instalar um código, um script dentro do teu site que se chama pixel, é o Pixel do Facebook, o processo de instalação é bem simples, no vídeo abaixo está o passo a passo.
O pixel vai ser responsável por captar as informações dos teus visitantes e fazer com que você consiga atingir eles em um outro momento.
No Google você tem a tag do Google, então, você também precisa configurar o evento de conversão dentro do Google.
O propósito desse artigo não é mostrar de forma técnica a instalação do pixel ou script dentro no teu site e sim falar sobre a estratégia e como que você pode utilizar para aumentar as vendas da sua empresa.
Eu acessei o site da Netshoes para fazer uma pesquisa por tênis da Nike, apareceram algumas opções, então, fiz uma simulação como se eu fosse comprar um tênis.
Escolhi o número e cliquei em comprar, adicionei ao carrinho, só que eu desisti da compra e sai do site, e logo em seguida acessei um site de notícia, fui navegar no site do Terra.
Logo que eu abrir aqui o site do Terra já apareceu para mim uma campanha de remarketing da Netshoes.
Isso indica quer a Netshoes tem habilitado dentro do site dela o Pixel do Google onde habilita ela a rodar uma campanha de remarketing e atingir os seus potenciais clientes em um outro momento.
Então, seguindo a minha simulação, eu abandonei a compra no site da Netshoes e acessei o site de notícia do Terra e já apareceu para mim as opções de produtos da Netshoes, inclusive o produto que eu acabei de ver no site da Net Shoes.
É assim que acontece na prática a estratégia de remarketing
Para a Netshoes conseguir rodar uma campanha dessa de remarketing ela precisa ter dentro do site dela instalado o Google Analytics para depois o Google Analytics enviar essas informações para o Google ADS.
Com isso, vou ter público para rodar uma campanha de remarketing, o mesmo se aplica para o Facebook e para o Instagram, a diferença é que no Facebook e no Instagram eu preciso ter o Pixel do Facebook instalado dentro do meu site, para o Google preciso ter o Google analytics, esse cara que vai enviar as informações para o meu Google ADS e por lá eu vou rodar a campanha.
Depois na prática o que você vai fazer?
Você vai criar uma campanha dentro do Facebook e do Instagram com as informações que o Pixel trouxer para você.
O Pixel coleta informações detalhadas, você consegue inclusive filtrar por pessoas que visualizaram determinada página do teu site, pessoas que iniciaram a compra, pessoas que já compraram de você.
Você tem várias opções, inclusive você consegue criar conversões personalizadas, por exemplo, pessoas que clicaram em determinado botão.
Com isso, você vai conseguir criar campanhas muito mais eficientes, porque você vai está falando com um público totalmente específico, público de pessoas que já te conheceram, que já conectaram com você e que mostraram interesse em comprar o teu produto ou serviço.
Conheça essas extensões do Google Chrome
Existe um recurso no Google para você que usa o Google Chrome como navegador, dentro do Chrome existem algumas extensões, se você pesquisar por extensões do Chrome vai a loja de extensões do Google Chrome.
Se você pesquisar por Pixel Helper vai aparecer uma extensão, se você instalar ela no seu navegador você vai saber se o site possui o Pixel do Facebook instalado, o mesmo vale para o Google a diferença é que para o Google é uma outra extensão chamada Tag Assistente Legacy do Google, com ela você também consegue saber se o site tem um pixel ativado ou não.
Uma outra informação interessante, como que os anunciantes têm acesso aos sites ou a essas plataformas de notícias, blogs de entretenimento, como que eles conseguem colocar os produtos, as campanhas, a publicidade deles dentro desses sites?
Esses sites trabalham com a parte de Adsense do Google, o Google paga para esses sites liberarem espaço dentro deles, imagina que um site de notícia como o Terra que tem milhões de visualizações por dia, milhões de acesso, muitas pessoas acessando.
Logo se torna um canal muito interessante para os anunciantes
Pessoas estão acessando e você tem a possibilidade de mostrar o seu produto dentro desses grandes portais e por outro lado também é interessante para esses grandes portais que possuem muito acesso, muito tráfego compartilhar e monetizar seus conteúdos e o espaço deles para quem quiser anunciar dentro desse espaço.
Como que funciona? O Terra por exemplo como qualquer outro grande portal disponibiliza os espaços e o Google paga para cada anunciante que aparecer. Para cada visualização o Google vai pagar para o Terra centavos ou 0,00 centavos a cada visualização que as pessoas acessarem e visualizarem os conteúdos, os anúncios.
Basicamente é isso, os portais ganham dinheiro disponibilizando o espaço, compartilhando o tráfego dele para os anunciantes e por outro lado os anunciantes colocam os anúncios dos seus produtos dentro dessas plataformas e aparecem no momento mais quente onde seus potenciais clientes estão querendo comprar.
Se você ainda não conhecia a estratégia de remarketing ou já conhecia, mas ainda não implementa na sua empresa, se eu fosse você corria para implementar já, é uma estratégia que tem um poder gigantesco para aumentar as vendas da sua empresa.
Se você deseja nossa ajuda para estruturar as redes sociais do seu negócio, estruturar as campanhas e fazer com que a sua empresa aumente as vendas no digital, clique aqui para você entrar em contato conosco.
Obrigado por ler esse artigo até aqui e se ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários que eu vou ter o maior prazer em falar com você, um grande abraço e vejo você no próximo artigo, até mais!