Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que gera muitos benefícios para seu negócio. A dica é que você faça dele seu grande aliado.
Entre tantos outros benefícios, através do marketing de conteúdo você:
- Melhora o relacionamento com seus clientes,
- Aumenta o engajamento com seu público,
- Dá uma incrementada na visibilidade da marca, informa e nutre com conteúdos relevantes seus leitores,
- Mensura as ações em tempo real,
- Aumenta as chances de vendas.
Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing cujo foco é a produção e distribuição de conteúdo.
Mas não é qualquer conteúdo!
O conteúdo precisa ser de interesse do seu público, afinal, um dos pontos importantes aqui é gerar valor para a sua persona.
Sendo assim, é indispensável saber qual a dor do seu público, não me refiro a dores físicas, mas as dúvidas e objeções que existem.
Outra coisa, quando o seu público consome informações produzidas por você, ou seja, pela própria marca, além de existir a possibilidade dele descobrir dores e desejos que até então eram inexistentes, você ainda se torna uma referência no seu nicho de atuação e ganha autoridade.
Desse modo, fica mais fácil conquistar a confiança do público e mais, toda vez que ele precisar tirar dúvidas e conferir novidades, ele vai lembrar dos seus conteúdos.
Contudo, diferente do que alguém pode pensar, o marketing de conteúdo não se restringe a um blog, mas esse é um assunto que abordaremos mais à frente.
Como fazer marketing de conteúdo
Antes de mais nada, é preciso entender que você deve focar muito mais no cliente que no produto em si.
Eu explico.
Uma ação de marketing de conteúdo realmente eficaz é estruturada com base nas dúvidas do público e não em algo que você deseja compartilhar porque acha interessante.
O que deve ficar claro é que o propósito é realmente ajudar oferecendo informações úteis e não fazer propagandas.
Uma vez que você sabe as dúvidas do seu público, basta dar a eles as respostas!
Aqui vai uma dica: Nem todas as pessoas que formam seu público são iguais, certo?
Da mesma forma, as necessidades também podem variar. Portanto, invista tempo para conhecer muito bem o seu público e suas dores.
Para fazer estas pesquisas você pode fazer o uso de duas ferramentas: O Google Keyword Planner e o Google Trends.
Utilize as redes sociais para criar uma conexão cada vez mais forte com seu público através do compartilhamento de conteúdos.
Tipos de marketing de conteúdo
Blog post – É o tipo de conteúdo que mais se alastra, em primeiro lugar porque funciona e é uma ótima maneira de atrair visitantes e promover as mensagens que sua marca quer passar, além, claro de reforçar a presença da sua empresa.
Ebook – Trata-se de um conteúdo mais longo e profundo, logo, existe mais informação que um post e pode ser disponibilizado em uma landing page, por exemplo, e em formato pdf.
Vídeo – Definitivamente o vídeo é uma forma de conteúdo que as pessoas gostam de consumir, porém, é preciso ser muito objetivo, até porque as pessoas querem conteúdo de qualidade, nada de enrolação, pois isso vai afastar sua audiência.
Imagens – Através de uma comunicação não verbal é possível dizer ao seu público tudo o que gostaria sem dizer uma palavra sequer. Ao fazer uso de imagens poderosas, gráficos e ilustrações você pode impactar de maneira especial seus leitores.
Infográfico – Um infográfico nada mais é que a apresentação de informações ou dados de maneira visual. É um tipo de imagem que chama bastante a atenção quando muito bem produzido, afinal, como estamos falando de imagens, ela precisa ser visualmente atrativa e ter informações detalhadas.
Webinar – É como se fosse uma palestra transmitida ao vivo via streaming. Funciona assim: Escolhe-se um tema que seja relevante, ou seja, um tema que de alguma forma ajude o seu público e um especialista para falar sobre o assunto. Assim como o ebook, o webnar pode ficar disponível em sua landing page.
Em conclusão
O marketing de conteúdo não traz resultado imediato muitas vezes, o resultado vem a médio e longo prazo.
Lembra daquele velho ditado sobre plantar e colher, pois é, primeiro a gente planta.
Os frutos do seu trabalho virão.
Acredite, se você perseverar e oferecer o melhor que puder sempre, o resultado vem!