Como fazer a copy perfeita? Se engana quem pensa que fazer copy é algo simples, de fato não é.
Mas hoje eu trago para você várias dicas que irão te ajudar a criar uma copy que converte.
Copywriting consiste em uma técnica de escrita que tem o foco na persuasão e na conversão.
Então, quem empreende na internet e quer faturar com o marketing digital, precisa aprender a como fazer a copy perfeita.
Afinal de contas, ela está relacionada diretamente à última etapa do funil de vendas e envolve a decisão da compra.
Apesar de parecer um termo novo, diversas áreas já utilizam essa técnica, desde a publicidade online até os anúncios na televisão.
No entanto, com o avanço da internet e o marketing digital, o termo se tornou bastante conhecido e muito mais relevante.
Então, se você quer aprender como fazer a copy perfeita, hoje separamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira abaixo!
Conheça seu produto
Um dos pontos mais importantes para produzir uma copy perfeita é ter a certeza de que você está trabalhando com um produto que tem potencial de venda.
Isso porque, tentar tirar “leite de pedra” é uma tarefa complicada para qualquer um e não tem copywriter que salve um produto de baixa qualidade.
Aliás, até é possível fazer a venda com as técnicas de copy, mas pode ter certeza que os altos índices de reclamação vão surgir e isso pode acabar manchando a sua reputação.
Logo, é fundamental que você conheça bem o produto que vende e entenda todas as funcionalidades que ele apresenta e que são vantajosas para os clientes.
Ao ter esse conhecimento inicial, com certeza você já vai estar bem à frente de muitos outros concorrentes, que escrevem copys sem nem entender o que estão vendendo.
Conheça seu cliente em potencial
Com certeza essa dica de como fazer a copy perfeita pode ser vista até como um clichê no marketing digital.
Porém, é sempre muito importante falar sobre ela, pois o conhecimento sobre o perfil do cliente em potencial é a melhor forma de ter argumentos que o farão comprar o que você tem a oferecer.
Então, reúna o máximo de informações possíveis sobre o seu público alvo e isso envolve principalmente entender a dor que ele possui.
Ah, não estamos falando aqui obrigatoriamente de uma dor física, mas a dor de um problema que precisa ser resolvido.
Por exemplo, quem está acima do peso tem a dor de sentir insatisfeito com o corpo.
Em cima dessa dor é possível trabalhar com produtos para emagrecimento.
Logo, ainda que o público não tenha o conhecimento claro dessa dor, você como copywriter precisa ter para elaborar uma copy perfeita e matadora.
Além desse fator, outros detalhes sobre o seu público alvo são importantes de se mapear, como os gostos e a linguagem que ele utiliza.
Afinal de contas, tentar fazer a venda de um produto adotando uma comunicação mais formal para um público mais simples não vai funcionar e o contrário também é válido.
Como fazer a copy perfeita? Use os verbos de ação!
Se você quer vender um produto ou deseja que alguém se inscreva na landing page do seu site, por exemplo, é fundamental fazer uso dos chamados verbos de ação.
Em suma, esses verbos indicam ao leitor o que ele precisa fazer, o que acaba induzindo-o a tomar a atitude que você deseja.
“Ah, mas se o cliente está lendo o review de um produto ele sabe que o próximo passo é fazer a compra”. Nem sempre é assim!
Em muitos casos o público alvo ainda tem dúvidas e se ele sair da sua página sem fazer a compra, pode ter certeza que dificilmente ele vai retornar.
Então, aproveite que ele está ali naquele momento e use os verbos de ação, através dos Call To Action, para convidá-lo a tomar a decisão certa. Alguns exemplos são:
- Compre agora;
- Saiba mais;
- Assine;
- Inscreva-se;
- Participe agora mesmo.
Personalize a comunicação
Com certeza um dos grandes erros de quem deseja aprender como fazer a copy perfeita é ser impessoal demais na escrita.
Inclusive, muitas vezes, no momento da escrita, você nem percebe que está se comunicando de forma distante do leitor e isso acaba fazendo com que ele não se sinta parte daquilo.
Logo, uma maneira de ser mais pessoal nos seus textos é fazer uso da comunicação 1 para 1. Para tal, você pode começar a fazer uso da palavra “você”.
Assim, veja abaixo um exemplo:
- Impessoal – quando o usuário não compra o produto, ele abre mão das melhores dicas para emagrecer;
- Pessoal – quando você não faz a compra do produto, você abre mão das melhores dicas para emagrecer.
Portanto, ao fazer o uso do “você”, automaticamente a sua comunicação se torna mais personalizada e direta.
Como resultado, a uma proximidade sua com o leitor e isso torna a interpretação mais fácil para ele.
Como fazer a copy perfeita? Use gatilhos mentais
É impossível falar em como fazer a copy perfeita hoje sem mencionar o uso dos gatilhos mentais.
Estes gatilhos funcionam como um estímulo para a compra, fazendo com que o leitor tome a decisão da compra naquele exato momento.
Então, ao usar os gatilhos mentais você ativa uma parte do cérebro que faz a tomada de decisão de forma automática, ou seja, você vende mais.
Dito isso, confira alguns gatilhos mentais que podem ser utilizados na sua copy:
- Aprovação social – mostre que outras pessoas estão comprando e que elas estão satisfeitas, pois todo mundo busca aprovação social e quer fazer parte de um grupo;
- Escassez – mostre que a sua oferta é exclusiva, para isso se utilize de “por tempo limitado” ou “apenas 5 unidades disponíveis”;
- Reciprocidade – gentileza gera gentileza e no gatilho da reciprocidade você dá algo ao seu potencial cliente, o que fará com que ele se sinta inclinado a retribuir o favor, comprando de você.
Como fazer a copy perfeita? Vá direto ao ponto!
A copy envolve, em grande parte das vezes, a etapa final do funil e que está relacionado diretamente à compra.
Por esse motivo, não faz o menor sentido você escrever trechos longos e dar voltas e voltas antes de chegar no tema principal.
Ao fazer isso, você corre o grande risco de perder a atenção do leitor, porque a mensagem não é clara.
Sendo assim, é fundamental que você saiba que o poder da síntese faz toda diferença para a copy perfeita e no marketing digital como um todo.
Logo, não tenha medo de ir responder diretamente ao tema do seu conteúdo, sem “rodar” demais entre assuntos nada a ver.
Conclusão
Agora você já sabe como fazer a copy perfeita, então no momento em que for começar a sua escrita, não se esqueça de seguir cada uma dessas dicas.
Com certeza elas vão nortear uma escrita muito mais focada na persuasão e que vai gerar excelentes resultados para você e para o seu negócio.
Agora, se você quer aprender a fazer uma copy que realmente vende, clique aqui e confira as outras dicas que nós preparamos para você!