Monitorar Concorrentes: Uma Questão de Estratégia

Monitorar Concorrentes: A ideia aqui não é espionar para copiar o trabalho de alguém, mas sim ficar por dentro das tendências do mercado, observar as reações do público e claro, gerar insights.

Geralmente as empresas preocupam-se em avaliar seus processos internos, estudar o comportamento dos seus clientes e estar por dentro das tendências do mercado em seu segmento.

Isto, de fato é ótimo e é necessário realmente que esta ação seja realizada.

Contudo, para quem deseja se destacar no mercado positivamente, uma outra preocupação deve existir: O monitoramento da sua concorrência.

Não se trata de achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua, se trata de estratégia em um mundo cada vez mais competitivo.

Monitorar concorrentes significa acompanhar de maneira sistemática todos os players que impactam diretamente ou indiretamente seu segmento de atuação.

As empresas de sucesso estudam seus concorrentes, compreendem seu trabalho e analisam, dessa forma é possível criar diferenciais e superar as expectativas dos clientes.

Decisões tão importantes não devem ser baseadas em “achismos”, mas sim em fatos.

É preciso respaldar suas ações em estratégias mais assertivas.

Por que você deve monitorar seus concorrentes?

Em primeiro lugar, porque você deve ter os olhos bem abertos para ver os passos daqueles que competem diretamente e indiretamente com o seu negócio.

Em segundo lugar, porque é muito mais fácil superar a concorrência quando você à conhece.

Aliás, “a primeira força estratégica a adquirir é o poder de ver, ouvir e conhecer o inimigo. A segunda é saber usar o que se aprendeu”- Harriet Rubin

Quando você consegue identificar quais são os caminhos e estratégias utilizadas por seus concorrentes, você antecipa movimentos importantes.

Ter conhecimento de tudo o que está acontecendo em relação ao seu nicho contribui para a análise dos pontos fracos e pontos fortes da sua empresa.

Com certeza, isto facilita e muito em suas tomadas de decisões e especialmente na busca por diferenciais.

Afinal, qual empreendedor não deseja obter vantagens competitivas sobre seu concorrente?

Vou te dar um exemplo.

Quando você sabe quais são os principais motivos que geram insatisfação aos clientes do seu concorrente, você pode estudar o que pode ser feito para aprimorar o seu trabalho.

Dessa forma, você supre as deficiências que afetam os consumidores.

Antes de prosseguirmos, você sabe como monitorar os seus concorrentes no Facebook? É o que você pode aprender no vídeo abaixo, é só dar o play.

O Facebook e o Facebook Ads disponibilizam de forma totalmente gratuita algumas ferramentas que ajudam a descobrir quem são seus concorrentes.

Monitoramento da concorrência: Pontos importantes

Um dos pontos que você deve ficar de olho é no preço.

Quando você faz esta análise, você entende se o preço da concorrência está acima ou não do que está se pedindo no mercado.

Observar como é o relacionamento da concorrência com os clientes permite que você conheça quais as melhores e piores práticas.

De fato, ter este conhecimento vai te permitir aprimorar seu relacionamento com os clientes.

Observe o comportamento da sua concorrência nas redes sociais e nos demais canais por eles utilizados.

Por fim, uma frase de Sun Tzu que se encaixa muito bem no assunto de hoje: “Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Agência Extensão Digital © Todos os Direitos Reservados – 2024

Conversar agora!
Estamos à disposição, só chamar!
Olá, como podemos te ajudar?