Se você anuncia no Google, em algum momento já deve ter de se deparado com algumas recomendações do Google ads.
E aí o que devo fazer? Posso aplicar todas as recomendações que o Google me passa ou não?
Seja muito bem vindo ao blog da Extensão Digital, ao longo dos anos temos ajudado pessoas e empresas a divulgar seus negócios através da internet.
Bem se você já anuncia no Google há algum tempo, já deve estar acostumado a receber recomendações quase que diariamente para ajustar as suas campanhas.
Afinal de contas quando devo ouvir o Google e quando não devo ouvi-lo?
Se você tem essa dúvida esse conteúdo é para você.
Em primeiro lugar, não existe uma fórmula ou uma ciência exata de quais recomendações você deve seguir.
Nós administramos diversas campanhas já um certo tempo e algumas recomendações nós aplicamos e outras não, eu vou lhe explicar o porquê.
Queremos deixar claro que essa é a forma que nós da Extensão Digital trabalhamos, não quer dizer que é a única ou a melhor.
Você precisa está testando constantemente as suas estratégias, para aí sim identificar o que mais funciona.
Primeiro, o que são essas recomendações e por que o Google fica mostrando a você?
O principal interesse do Google é que você cada vez invista mais dinheiro nele.
Quando você está rodando uma campanha de anúncios, o Google vai buscar a todo momento lhe ajudar a vender mais.
O Google possui a sua machine learning, que é uma máquina de aprendizado, se trata do algoritmo por trás do Google ads, que vai aprendendo ao longo do tempo com a sua campanha.
Aliado ao algorítimo do Google existe muita tecnologia artificial envolvida, é ela a responsável por tratar todos esses dados da melhor forma possível.
Esses dados de aprendizado são filtrados e transformados em recomendações para você aplicar nas suas campanhas.
Eu vou mostrar a você agora os tipos de recomendações mais frequentes no Google ads.
Recomendações do Google Ads para aumentar o seu orçamento diário
Com base nos dados da sua campanha o Google identificou que se você aumentar o seu orçamento diário, ou seja investir mais verba por dia, você passará a ter um resultado melhor.
Essa recomendação eu indico a aplicação para quem está com uma campanha mais madura e que já vem escalando aos poucos e claro que essa verba a mais que será investida, não venha atrapalhar no seu orçamento.
Se você começou a investir agora com um orçamento diário mais baixo e de repente aparece uma recomendação para você triplicar o seu investimento diário, o que você faz?
Você fica louco para conseguir mais verba pra investir com medo de perder negócios, sugiro você aguardar um pouco mais e escalar o orçamento da sua campanha aos poucos, conforme os resultados forem aparecendo.
Recomendações do Google Ads para reduzir os seus custos por lances
Essa é uma recomendação interessante, vamos considerar que a sua verba de investimento diário seja de R$ 20,00 e você programou a sua campanha para rodar das 09h às 18h de seg a sex.
Porém o Google identificou que você está perdendo cliques ao longo desse período que poderiam estar lhe gerando negócio.
Consequentemente, então, ele vai recomendar que você reduza o seu valor por lance para conseguir mais cliques sem precisar aumentar o seu valor de investimento.
Essa é uma recomendação que sugiro que você aplique assim que aparecer, ainda mais se você estiver trabalhando com uma verba bem reduzida.
Aplicando essa sugestão do Google, você vai conseguir mais cliques sem mexer no seu orçamento.
Recomendações do Google Ads para ajustar a sua campanha para CPA
Essa recomendação é um pouco mais complexa, primeiro CPA se você não sabe, significa custo por aquisição, é uma das modalidades de cobrança do Google.
A mais utilizada geralmente é o CPC que significa custo por clique, que é o quanfo você vai pagar ao Google por cada clique no seu anúncio.
Existe uma variação dessas formas de cobranças por parte do Google, geralmente quando iniciamos uma campanha, o mais recomendado é utilizar a estratégia de CPC.
Definindo o valor máximo que desejamos pagar por clique.
Porém com o tempo a sua campanha vai começar a performar e a converter.
Com base no volume de conversões da sua campanha o Google vai passar a ter dados suficientes para saber quem realmente é o seu público e quem compra de você.
Como resultado, o Google vai lhe mostrar a recomendação de CPA, ou seja ele está dizendo, ei eu já sei quem é o seu público e quem compra de você, quer trocar de estratégia ao invés de me pagar por clique quer me pagar por conversão?
É basicamente isso que o Google faz
Porém eu indico você optar por essa estratégia quando tiver no mínimo mais de 50 conversões nas suas campanhas.
O Google sugere um valor menor, mas eu gosto de usar essa estratégia quando possuo acima de 50 conversões.
E reforço aqui mais uma vez, não existe uma fórmula nem um método infalível para que as suas campanhas performem muito bem.
Você precisa testar cada uma dessas estratégias e identificar a que mais gera resultados para você.
Se esse conteúdo lhe ajudou quero convidar você a ler os outros artigos do nosso blog.
Se você é um micro ou pequeno empresário e quer utilizar o Google para atrair mais vendas, receba uma análise e orçamento totalmente gratuito.