Marketing Digital para B2B: Conhecer as estratégias de marketing digital para B2B (Business to Business) faz toda diferença para melhorar os seus resultados!
Isso porque, no mercado onde o cliente final são outras empresas, o público naturalmente é muito mais exigente.
Sendo assim, você precisa realmente, dentre outras coisas, mostrar seu diferencial!
Afinal de contas, o cliente sabe que existem outras opções e por isso pesquisa bastante antes de tomar a decisão de fechar um negócio.
Sendo assim, você precisa se comportar como autoridade para impulsionar as suas vendas!
E é aí que o marketing digital para B2B vai lhe ajudar.
Portanto, veja algumas estratégias que você deve adotar!
1 – Branding da empresa B2B
Nas relações B2B, algumas empresas acreditam que o mais importante é trabalhar com um produto de qualidade e com um bom preço, mas não é bem assim.
O branding é fundamental também!
O branding consiste na gestão da marca e faz total diferença para as empresas B2B.
Isso porque, ter uma marca forte e bem posicionada é a melhor maneira de se destacar em meio a tanta concorrência.
Inclusive, podemos atribuir essa importância a um detalhe muito crucial em qualquer tipo de negócio: a reputação!
Então, se uma empresa tem uma imagem ruim ou não consegue se posicionar corretamente, isso afetará diretamente as outras empresas que desejam fechar negócios com ela.
Portanto, um branding ruim tem impacto diretamente na aquisição dos clientes.
Sendo assim, vai aí algumas dicas de branding para a sua empresa B2B:
- Tenha um objetivo claro;
- Defina bem os valores e a missão da empresa;
- Crie uma identidade visual marcante;
- Ache a voz certa para a sua empresa;
- Seja autêntico.
2 – Site profissional
O site da empresa é um dos elementos mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital para B2B, pois contribui para autoridade para a sua marca.
Então, o ideal é que neste canal você centralize todas as informações que considerar ser relevante, desde o ramo de atuação da empresa até as formas de contato.
Além disso, vale utilizar da aprovação social também, mostrando depoimentos de clientes satisfeitos para reforçar ainda mais a autoridade.
Afinal de contas, em um processo de vendas B2B, a credibilidade é decisiva para o fechamento do negócio.
Por esse motivo, se o visitante não sentir confiança logo de primeira para com a sua empresa, pode ter certeza que a chance de converter será muito baixa.
3 – Marketing de conteúdo
A partir do site criado, você deve partir para outra estratégia muito importante de marketing digital para B2B, que envolve a produção de conteúdo através de blogs posts.
Sendo assim, se a sua empresa trabalha fornecendo papelaria para escritórios, por exemplo, vale criar conteúdos que falem sobre desperdício desses produtos e como otimizar a utilização deles, por exemplo.
Logo, nesta etapa o mais importante de tudo é que os conteúdos produzidos tenham relação com os interesses do seu público.
Aliás, aqui vai outra dica importante: os conteúdos devem cobrir todas as etapas do funil, desde o topo, no momento da descoberta, até o fundo, onde o objetivo é vender.
Por esse motivo, não foque apenas em trazer informações sobre a sua empresa, crie conteúdos para quem ainda está descobrindo uma necessidade.
4 – SEO
O SEO é uma estratégia que complementa a anterior e que ajuda no melhor posicionamento da empresa perante os mecanismos de buscas.
Em suma, a sigla de SEO quer dizer Search Engine Optimization, traduzindo para português nada mais é que: otimização para mecanismos de busca.
Assim, quando alguém faz uma pesquisa no Google, normalmente ela digita um termo ou palavra que tem relação com aquilo que ela está procurando.
Desse modo, o algoritmo do Google mostra o resultado baseado naquela pesquisa, trazendo uma série de opções de conteúdos para aquela busca.
Ao contrário do que alguns imaginam, essa lista não é definida de forma aleatória, mas é determinada por uma série de fatores e eles envolvem as estratégias de SEO.
Dito isso, dentre as principais formas de otimizar seu conteúdo dentro do marketing digital para B2B, estão:
- Garantir uma boa velocidade do site;
- Inserir links internos e externos;
- Fazer uso de palavras-chave.
Por consequência, no momento de criar o conteúdo e até o próprio site, você precisa pensar em SEO para conseguir ser visto como relevante pelos mecanismos de busca, especialmente o Google.
5 – Mídia paga
Outra estratégia de marketing digital para B2B que funciona muito bem é a mídia paga.
Ela também é chamada de criação de campanhas patrocinadas ou links patrocinados.
Essa estratégia pode ser realizada através do próprio Google, onde você paga para que o seu site apareça no topo após a pesquisa de um determinado termo.
Além disso, você também pode fazer uso da mídia paga nas redes sociais, patrocinando publicações para ter um maior alcance.
Portanto, a grande vantagem de fazer a utilização dessa estratégia é poder potencializar seus resultados, visto que as plataformas de anúncios pagos possibilitam uma melhor segmentação do público.
Desse modo, você garante que seu conteúdo ou seu site chegue naquela empresa que precisa do seu serviço ou produto.
No mais, existem várias plataformas de mídia paga, onde as principais são:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads.
6 – Landing pages
Com os anúncios pagos e a criação de conteúdo você consegue atrair muitos cliques e visitas na sua página.
Mas tem um detalhe importante, é a landing page a responsável por transformar esses visitantes em leads.
As landing page, ou “páginas de destinos”, servem para capturar os dados dos visitantes, em especial o e-mail.
Porém, em troca dessa informação, você deve fornecer algo de qualidade para aquele visitante, que pode ser um e-book ou uma aula gratuita, por exemplo.
Então, é muito importante que você tenha landing pages conversivas no seu site, pois elas impulsionam seus resultados e permitem que você utilize outra estratégia incrível: o envio do e-mail marketing.
Sendo assim, com os e-mails captados nessas páginas, você consegue disparar conteúdo na caixa de entrada do lead, tendo maiores chances de conversão.
7 – Redes sociais
Para finalizar as dicas de marketing digital para B2B, é interessante mencionar a importância das redes sociais também, uma vez que a diversificação dos canais digitais expande as chances de fechar bons negócios.
Sendo assim, é válido pensar em quais redes sociais seu público alvo está, que são aquelas empresas para as quais você deseja vender seu produto ou serviço.
Além das tradicionais, como Instagram e Facebook, as empresas, normalmente, usam bastante o LinkedIn.
Conclusão
Com essas estratégias de marketing digital para B2B você vai ser capaz de melhorar os resultados da sua empresa, pois estes direcionamentos são voltados para negócios que vendem para negócios.
Então, aplique tudo que foi aprendido aqui.
Por fim, nós da Extensão Digital, te desejamos muito sucesso!