Recentemente o Facebook anunciou que o recurso loja e o recurso sacolinha no Instagram vão deixar de funcionar em algumas regiões no mundo.
Se você possuir esse recurso ativo tanto na sua página quanto na sua conta no Instagram Você precisa ficar atento.
Seja muito bem-vindo ao blog, aqui falamos sobre como conquistar os melhores clientes simplesmente gerenciando as redes sociais do seu negócio de forma profissional.
Então vamos lá, vamos entender quais foram essas mudanças e o que que você precisa fazer para se adequar aí à novas políticas do Facebook.
Vou deixar alguns links para você consultar depois com calma sobre as mudanças nas lojas.
Então teve mudança no mercado Americano teve também na Europa, Oriente Médio e na África e teve também na América e também na Ásia e no Pacífico.
Mudança nos Estados Unidos
Falando aqui das mudanças para as lojas nos Estados Unidos, estão removendo aos poucos a integração de novas lojas sem a finalização de compra no Facebook ou no Instagram.
O principal objetivo dessa atualização do Facebook é fazer com que todo mundo que esteja trabalhando com o recurso loja no Facebook ou no Instagram migre para o método de finalização de compra através do próprio Facebook e do próprio Instagram.
Ou seja a ideia é que em pouco tempo as pessoas não consigam mais direcionar os seus clientes para comprar em um site externo ou via mensagem e sim as pessoas vão precisar concluir a compra dentro do próprio Facebook ou do Instagram.
Esse recurso ainda não está disponível no Brasil
Então a partir de 5 de junho de 2023 que já passou, a integração de novas lojas por meio de gerenciador de comércio e Shopify será realizado apenas se a finalização de compra do Facebook ou no Instagram estiver habilitado.
Então para você conseguir fazer a venda através da Shopify você precisa ter a finalização de compra no Facebook no Instagram habilitada.
Porém esse é um recurso que não está disponível no Brasil ainda apenas nos Estados Unidos.
Em 10 de Agosto de 2023 o Facebook lançou um outro anúncio falando que se você quiser vender através de outros parceiros qualificados pelo Facebook você também vai precisar utilizar o método de finalização de compra no Facebook e no Instagram.
Ou seja você não vai poder mais utilizar direcionando para o seu site ou via mensagem, e a partir de 24 de Abril de 2024, o Facebook anuncia que as lojas que não possuem a finalização da compra habilitada no Facebook ou no Instagram não poderão mais ser acessadas.
Isso aqui vai se tornar obrigatório, no momento ainda não é, mas vai se tornar obrigatório, isso também inclui as lojas que utilizam o método através da Compra via mensagem.
Então se a sua loja nos Estados Unidos está configurada para o método de finalização via mensagem você vai precisar alterar para finalizar direto no Facebook ou no Instagram.
Um outro ponto que o Facebook frisou é que se a finalização da compra no Facebook ou no Instagram não for habilitada antes de 24 de Abril de 2024 sua loja ficará inativa.
O Facebook vai obrigar para quem tem loja no Estados Unidos para migrar para o método de finalização de compra para finalizar dentro do próprio Facebook e do Instagram.
Mudanças no Brasil
No Brasil o Facebook ainda permite utilizar o recurso, então os anunciantes podem continuar usando os elementos da experiência de lojas no Facebook no Instagram até a segunda ordem.
Porém, ninguém sabe quanto tempo mais as pessoas têm para se adaptar a esse novo modelo, mas no momento esses países ainda conseguem utilizar o recurso loja tranquilamente.
Mudanças na Europa, Oriente Médio e África
Já para os outros mercados na Europa Oriente Médio e África os anunciantes não podem mais hospedar uma loja na página do Facebook ou na conta do Instagram.
Para os outros países que não se encontram na lista dessa atualização, esse recurso já foi desativado.
Só para você ter uma ideia a gente tem um cliente na Bélgica recentemente tentamos configurar o recurso loja na página dele e nos deparamos com o problema já dessa atualização.
O nosso cliente já tinha uma conta de comércio onde já havia sido iniciada a configuração da loja, porém, ainda não tinha sido concluída.
Acessamos a estrutura do nosso cliente e começamos a configurar chegou um momento em que não foi mais possível configurar a loja, então, entramos em contato com o suporte do Facebook, e o suporte informou que esse recurso na Bélgica não está mais disponível.
E não tem o que fazer, é simplesmente deixar de utilizar, não tem uma outra opção.
O Facebook não te dá uma opção para você trabalhar com loja, a única coisa que dá para fazer é anunciar para a sua loja direcionando para o seu site, mas o recurso loja de forma orgânica que nem a gente conhece hoje tanto na página quanto no Instagram para esses países deixou desistir.
Mudanças na Ásia e no Pacífico
Falando agora das lojas que estão na Ásia e no Pacífico com exceção desses países aqui: Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia, todas as empresas que tem lojas na Ásia e no Pacífico não poderão mais hospedar uma loja na página do Facebook ou do Instagram.
A menos que a loja tenha a finalização da compra no Facebook ou no Instagram habilitada nos Estados Unidos, e com exceção desses países aí não tem mais o que fazer, simplesmente o recurso deixou de está disponível.
Países que estão no grupo de exceção
O Facebook deixa uma observação para as empresas que estão no grupo de exceção, que seriam: Áustria, índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia, essas empresas ainda conseguirão utilizar, então todas essas empresas aqui poderão continuar usando as lojas no Facebook no Instagram até a segunda ordem.
Ninguém sabe até quando o Facebook vai manter esses recursos nessas regiões, no Brasil, eu acredito que se o Facebook já começou a desativar ao recurso em algumas regiões do mundo, a tendência é que em breve nenhuma região mais tenha acesso a esse recurso.
Agora, o motivo deles estarem fazendo isso realmente eu não entendo, mas vamos aguardar as próximas atualizações.
Vamos seguindo com as informações que nós temos, o Brasil ainda está no grupo de exceção, igual no grupo anterior que tinha a Índia, Austrália e aqueles outros países.
Até quando ninguém sabe, provavelmente se continuar dessa forma o Brasil também vai ter esse recurso retirado, no momento tá funcionando tudo normalmente.
Então, as empresas que estão fora desse grupo aqui na América não poderão mais hospedar uma loja na página do Facebook ou do Instagram a menos que a loja tenha a finalização de compra no Facebook ou no Instagram habilitada nos Estados Unidos.
Por enquanto no Brasil nada muda, continua da mesma forma, você consegue configurar sua loja direcionando para o seu site externo.
Essa opção também mudou
Uma coisa que recentemente eu percebi que mudou é o seguinte, antes você conseguia configurar a loja com o método de finalização de compra através da mensagem tanto pro Facebook quanto para o Instagram isso não é mais possível.
Recentemente tentamos configurar uma loja e o recurso de finalização através da mensagem está habilitado apenas para o Facebook, se você quiser utilizar a loja no Instagram você vai ter que utilizar o recurso para direcionar para o seu site externo.
Essa opção de você utilizar para finalizar diretamente no Facebook e no Instagram ainda não está disponível no Brasil, apenas nos Estados Unidos, então a única alternativa que nos resta para utilizar o recurso loja no Facebook no Instagram é direcionando para um site externo.
Se você Você ficou com alguma dúvida ou precisa da nossa ajuda para configurar sua loja no Facebook no Instagram, você que precisa subir a sua loja virtual, nós fornecemos esse serviço para configurar sua loja do zero e deixar disponível conectada já com o Facebook e com o Instagram.
Clique aqui para falar agora com a minha equipe, obrigado pela sua atenção, obrigado por você ler esse conteúdo até o final, um grande abraço e até o próximo conteúdo.